(31) 3351-3380 (Central de marcação) / (31) 98567-0495 ( WhatsApp) santahelenaus@gmail.com

O método de ultrassonografia 3D (três dimensões) é uma inovação do método 2D, transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais, permitindo que os pais consigam visualizar uma imagem mais realista do seu bebê. Essas imagens obtêm uma qualidade fotográfica. O ultrassom 4D, é o mesmo que 3D em tempo real e permite visualizar imagens com movimento, demonstrando expressões faciais, movimentações de membros, etc.
As melhores imagens da face são obtidas entre 25 a 30 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso em baixo da pele e ainda tem bastante líquido (o que é extremamente necessário para formação de imagens nítidas). Após 30 semanas podemos eventualmente obter imagens boas, entretanto isto torna-se muito difícil pois o espaço dentro do útero acaba tornando-se reduzido e o rosto fica a maior parte do tempo encoberto.

Entretanto, existem alguns casos em que a aquisição de imagens não fica tão boa:

  • POSIÇÃO FETAL – se braços ou pernas, além do cordão umbilical e placenta, estiverem na frente da face podem atrapalhar a visibilização perfeita; quando o feto está com a face voltada para as costas da mãe torna-se impossível gerar uma imagem do rosto.
  • LÍQUIDO AMNIÓTICO – se a quantidade de líquido está diminuída ou se ele fica muito espesso isso pode dificultar a aquisição de uma clara imagem;
  • ATENUAÇÃO – pacientes que possuem fibrose no abdome causada por cirurgias prévias ou pacientes com tecido adiposo espesso a imagem poderá não ficar tão boa.

A duração do exame depende muito da qualidade das imagens obtidas. Em condições favoráveis pode ser fácil e rápido obter imagens bonitas. Em situações desfavoráveis tenta-se obter imagens até o limite máximo de 20 minutos. Além deste tempo torna-se inútil continuar tentando, pois com o passar do tempo o feto acaba percebendo a movimentação sobre o abdome e instintivamente protege a face, cobrindo-a com os membros ou virando o rosto para o lado da coluna materna.

Por todos estes fatores nós recomendamos que se planeje a realização do exame entre 25 a 27 semanas. Caso não haja sucesso neste momento, disponibilizamos um retorno para nova tentativa sem custo após algumas semanas.

SEXO FETAL: UM RAPAZ ! – Imagem autorizada
3D/4D DA FACE FETAL – Imagem autorizada
SEXO FETAL: UMA MENINA ! – Imagem autorizada

Rodolfo Grapiuna